Passe Escolar

Para assegurar o benefício do Bilhete do Estudante, uma grande facilidade de acesso a ônibus, trens e metrô de São Paulo e regiões metropolitanas, que garante 50% de desconto sobre o valor integral da passagem, os estudantes calouros e veteranos regularmente matriculados nos cursos de Graduação e Pós-graduação precisam ficar atentos aos prazos e processo de validação do bilhete a cada início de semestre.

Para obter o cadastro e o direito ao benefício da SPTrans não é mais necessário fazer solicitação para a Universidade. Será automaticamente a partir da realização de sua matrícula e/ou rematrícula, portanto, basta acompanhar se seu cadastro foi efetivado nos prazos abaixo estabelecidos. Caso você identifique não foi realizado, após o prazo abaixo, entre em contato com a Central de Atendimento ao Aluno para que seja verificado se há alguma divergência de cadastro como por exemplo: Órgão Emissor do RG, número, digito, data de nascimento RNE, CPF endereço e CEP). Caso seja confirmado divergência, procure a Central presencial para seja aberto protocolo de correção/alteração mediante a apresentação do comprovante.

Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais, a partir do inicio do período letivo, fevereiro de 2017.

O trajeto entre a residência e a Universidade deve ter, no mínimo, 1 km de distância. O endereço residencial a ser cadastrado na SPTrans será o mesmo que consta no seu cadastro da Universidade. Caso seu endereço esteja desatualizado, você deve primeiro atualizá-lo em uma das Centrais de Atendimento ao Aluno, apresentando o comprovante de residência atual (dos últimos 90 dias) em seu nome.

Com o endereço correto e matrícula ativa para o semestre vigente, seu cadastro será realizado na SPTrans automaticamente, conforme especificado abaixo:

  • Calouros: acesse o site da SPTrans e efetue a conclusão do cadastro, criando login e senha, após 7 dias úteis da efetivação da matricula (pagamento do boleto de julho). Estudante que não possui bilhete único emitido a partir de 2014 ou carteira de identificação estudantil, deve realizar o cadastramento no portal do bilhete único.
  • Veteranos: acesse o site da SPTrans e acompanhe o status do cadastro, após 7 dias úteis da efetivação da rematrícula (pagamento do boleto de julho).

 

Ainda não possui o Bilhete do Estudante?

Após estar cadastrado, você deverá fazer a solicitação do Bilhete do Estudante diretamente na SPTrans.

O prazo da SPTrans para entrega do Bilhete do Estudante para a Universidade é de 20 a 30 dias, sendo que o pedido pode ser acompanhado pelo site da SPTrans (acesse aqui). Quando o cartão for recebido pela Universidade e disponibilizado para entrega, o estudante será comunicado por meio do envio de SMS para o número de celular cadastrado no sistema da Universidade.

Para a retirada do Bilhete do Estudante na Central de Atendimento ao Aluno, é necessário apresentar um documento com foto. O Bilhete poderá ser retirado somente pelo estudante ou responsável, portando documento de autorização com reconhecimento em firma.

Fique atento! A partir de 30/06/2017 o telefone 3101-9551, da central de atendimento do bilhete Único Escolar será desativado.
A partir dessa data os contatos com a Central de Atendimento do bilhete único escolar deverão ser realizados da seguinte forma;

Central 156 residentes no município de são Paulo;
Telefone 0800-0110156 residentes fora do município de são Paulo.
Atendimento 24h

Obs: esses serviços estão disponíveis para linhas com DDD 11.

 

Já possui bilhete do estudante e quer renovar o benefício?

Os estudantes que adquiriram o benefício no 1° semestre e continuam estudando terão o benefício ativado, automaticamente, sem qualquer custo, após a efetivação da revalidação cadastral e a ativação da matricula no sistema.

 

Qual é o período de comercialização das cotas escolares?

As cotas do tipo escolar são comercializadas de fevereiro a dezembro. O mês de janeiro é destinado ao recesso escolar, portanto não é considerado mês letivo. Por esse motivo, não há comercialização de cotas neste mês. Atenção: as cotas referentes aos meses de julho e dezembro são reduzidas. Saiba mais.

Terão direito ao benefício somente os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de Graduação, Graduação Tecnológica, Graduação Executiva e Pós-graduação, compreendendo o trajeto entre a residência e a Universidade e vice-versa.

Ainda não possui o BOM ESCOLAR?

Para solicitar o bilhete BOM, siga os passos abaixo:

  1. Solicite aqui o envio de seu cadastro para a EMTU;
  2. Após 7 dias, verifique em “Minhas solicitações”  na Central de Atendimento On-line ou no site da EMTU;
  3. Com o status “Dados Enviados”, preencha o formulário Requisição/Revalidação;
  4. Leve para a Central de Atendimento ao Aluno (CAA)do seu câmpus os seguintes documentos:
  • Formulário preenchido;
  • Uma foto 3×4;
  • Cópia do RG, comprovante de pagamento da taxa e comprovante de endereço recente.

Se o comprovante de endereço estiver em nome de terceiros, apresente a declaração que você reside no endereço informado.

A EMTU encaminhará o bilhete para a Universidade em aproximadamente 30 dias úteis. Quando o cartão for recebido pela Universidade e disponibilizado para entrega, o estudante será comunicado por meio do envio de SMS para o número de celular cadastrado no sistema da Universidade.

Para a retirada do Bilhete BOM na Central de Atendimento ao Aluno, é necessário apresentar um documento com foto. O Bilhete poderá ser retirado somente pelo estudante ou responsável, portando documento de autorização com reconhecimento em firma.

Já possui o BOM ESCOLAR?

Siga os passos abaixo para renovação de seu benéfico:

  1. Após o pagamento da matrícula/rematrícula do seu curso, acesse a  Central de Atendimento On-line e solicite o serviço: EMTU Intermunicipal (BOM).
  2. Após 7 (sete) dias, verifique em “Minhas solicitações” o andamento do protocolo;
  3. Com o status “Dados Enviados”, acesse o site da EMTU e acompanhe a situação do seu pedido.

Compete ao estudante verificar o andamento da confecção/revalidação do BOM Escolar, no site www.emtu.sp.gov.br/passe , no link “Acompanhe”. Caso haja divergências, haverá a instrução necessária.

Solicitação do Bilhete Estudante

 

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