Prova Substitutiva

Os estudantes que não puderem comparecer ou desejarem substituir a nota da Prova Final (N2) poderão realizar a Segunda Chamada (Prova Substitutiva), a qual é aplicada no prazo estabelecido no calendário acadêmico (acesse-o aqui).

A Prova Substitutiva não se aplica a notas e/ou conceitos obtidos nos Projetos Interdisciplinares, Projetos Integrados, Atividades Complementares, Estágios e Internato Médico. Caso a nota obtida na Prova Substitutiva seja inferior à nota da Prova Final (N2), prevalecerá a maior nota alcançada pelo estudante.

É importante ressaltar que não há vista de prova, nem pedido de revisão, para as provas de Segunda Chamada (Substitutivas), não cabendo, portanto, recurso.

Conheça o Normativo 01-2013 que regula a Prova Substitutiva e o Normativo 04-2016 que inclui os cursos de Pós Graduação Lato Sensu a distância, nas mesmas regras para realização da Prova substitutiva.


Estudantes dos cursos de Graduação e Graduação Tecnológica Presencial e On-line a distância, assim como cursos Sequenciais e Pós Graduação Lato Sensu, a distância.

Os estudantes de disciplinas presenciais devem realizar a solicitação da Prova Substitutiva no prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico (acesse-o aqui). É extremamente importante que a abertura da solicitação seja feita somente após o estudante ter certeza de que realizará a nova avaliação. Conheça aqui o tutorial para realizar a solicitação.

Depois de realizada a solicitação da Prova Sub, um boleto será automaticamente gerado (conforme edital de taxas, acesse-o aqui) e não será cancelado ou estornado em caso de desistência da realização da prova, bem como, o pagamento da taxa não poderá ser transferido de uma disciplina para outra.

A aplicação da Prova Substitutiva será realizada no horário normal da disciplina.

Solicite aqui sua Prova Substitutiva de Disciplina Presencial

Os estudantes de disciplinas on-line devem realizar a solicitação de agendamento da Prova Substitutiva no prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico (acesse-o aqui).  É extremamente importante que a abertura da solicitação seja feita somente após o estudante ter certeza de que realizará a nova avaliação. Conheça aqui o tutorial para realizar a solicitação.

Após a aplicação da Prova Sub, as listas de presença serão analisadas, as taxas serão geradas e o boleto enviado para residência (conforme edital de taxas, acesse-o aqui) e deverá ser pago até a data de vencimento para que o estudante não fique com uma pendência financeira em aberto.

A aplicação da Prova Substitutiva das Disciplinas On-line será realizada conforme prévio agendamento.

Agende aqui sua Prova Substitutiva de Disciplina On-line

c561aa0bcea41dcf797d18d5f34934c1++++++++++++++++++++++++++++++++