Optativas

Matrícula em optativa

Disciplina Optativa é uma modalidade de disciplina institucional que compõe a grade curricular, sendo obrigatória, que oferece a possibilidade de escolha da temática a ser estudada, seja na modalidade presencial ou on-line.

Esta disciplina pode ser escolhida entre as opções previamente selecionadas, dentre todas as áreas de conhecimento, pertencentes a diferentes cursos em que o aluno está matriculado.

O estudante tem a oportunidade de agregar conhecimento e personalizar sua grade de acordo com seus interesses.

  • A disponibilização da disciplina para escolha respeitará sua grade curricular, sendo que só será possível escolher e cursar a referida disciplina somente nos semestres pré-estabelecidos pela coordenação.
  • Para escolha da disciplina optativa é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado no semestre em que a disciplina foi disponibilizada em sua grade.
  • A carga horária da disciplina escolhida deve ser compatível com a carga solicitada em sua grade.
  • Apesar do nome, o aluno “opta” apenas pela temática da disciplina, sendo sua realização obrigatória, sujeita à reprovação.
  • E impossibilita a escolha de disciplinas que não façam parte de sua grade curricular.
  • Os alunos que não efetuarem suas escolhas até a data estabelecida serão alocados nas disciplinas indicadas pela coordenação de curso (disciplinas default), não podendo reoptar após este lançamento.

Informado pelo Calendário Acadêmico (consulte-o aqui).
Solicitação de Matrícula em Optativa

Reopção de optativa

Após a confirmação da escolha da disciplina, o aluno pode se arrepender e desejar alterar a disciplina a ser cursada.
Respeitando o prazo do Calendário Acadêmico, o aluno tem direito a somente uma troca de disciplina, conforme disponibilidade de vagas.
Informado pelo Calendário Acadêmico (consulte-o aqui).
Solicitação para Reopção de Optativa

 

6a204b8bb4a87e62fdf6320c8d90eaa0FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF